quarta-feira, 14 de maio de 2014

DotA 2

Boa noite, caros usuário :]

Venho aqui, agora, lhes falar sobre uma de minhas maiores experiências pessoais: "DotA 2".




Sou um jogador constante deste "joguinho" desde 2004, ainda na época de ouro das famosas "Lan Houses". Nessa época, o jogo ainda era um mapa criado e atualizado por fãs do game de estratégia "Warcraft III: The Frozen Throne" (jogo de sucesso criado pela "Blizzard Entertainment"). "DotA" (Defense of the Ancients) não era exatamente como o jogo original: Warcraft era um jogo de estratégia comum, com muitas unidades, quatro raças diferentes, cada raça com heróis específicos (estes se diferenciavam das outras unidades de guerra) e que o objetivo principal era eliminar as civilizações inimigas para vencer o jogo. 

O mapa de "DotA", era diferente de todos os outros mapas criados para o jogo e ao invés do jogador controlar uma civilização inteira, ele era apenas um herói. É criado um jogo com 10 heróis divididos entre 2 times ("The Sentinel" e "The Scourge"), 5 para cada lado. O objetivo do jogo era destruir a construção principal do time inimigo para vencer.

Após muito sucesso especificamente deste mapa, a Valve (produtora de títulos de sucesso no mercado de games, como "Counter-Strike", "Half-Life", "Team Fortress" e criadora da gigante loja virtual, a "Steam") contratou o game designer IceFrog (era ele quem atualizava e melhorava o DotA no Warcraft, porém de forma amadora e sem pago por nenhuma instituição pelo seu trabalho) e assim começaram um trabalho gigante para a indústria de jogos virtuais no mundo inteiro: a criação de uma plataforma específica para o DotA 2.

Lançado na versão beta em 2010, foi oficialmente lançado em 2013 e contou com 3 campeonatos mundiais valendo um milhão de dólares para o primeiro colocado (isso apenas no primeiro campeonato!), valor esse registrado pelo Guiness World Records como o maior prêmio da história dos eSports. Dia 11 de maio começou o The International 4 DotA 2 Championship, prometendo prêmios ainda maiores para os vencedores.


Isso é apenas uma parte da grande história do jogo virtual DotA, poderíamos continuar escrevendo mais milhares e milhares de informações sobre o jogo, mas não é o intuito do post, só queremos que soubessem um pouco mais sobre o assunto, para talvez se interessarem sobre o assunto.

Mas vamos ao que interessa agora para o conteúdo do blog: qual é a utilidade disso para as pessoas? Além do entretenimento, qual o benefício que este jogo pode nos trazer? Alguns dos estudos apresentados por Jane McGonigal em sua palestra no TED Talks, falam sobre a cooperação e a confiança entre os jogadores de games virtuais.

Não consigo enxergar uma maneira melhor de expressar esses sentimentos se não for pelo DotA. É um jogo extremamente competitivo e cheio de variáveis, e a parte mais importante de toda essa equação está na confiança e o trabalho em equipe do jogadores, características essenciais hoje em dia, por exemplo, no mercado de trabalho. 

Colocando 5 jogadores em cada time, mesmo que independente de suas habilidades (claro que precisamos levar em conta que eles possuam os fundamentos básicos do jogo), é imprescindível que todos saibam trabalhar em equipe, que façam suas funções adequadamente para levar o time a vitória.

Este é apenas mais um exemplo que colocamos aqui em busca de um mundo melhor através de jogos virtuais, trazendo melhorias pessoais para os jogadores, de forma simples e divertida! (Aliás, nem tão simples, visto que DotA 2 é um jogo extremamente complexo e com uma gama gigante de possibilidades!)

Convidamos todos vocês a tentarem algum dia conhecer esta maravilha do mundo virtual! :]

GG guys :] (Good Game guys)


Um comentário:

  1. Tenho 23 anos e desde que me lembro por gente joguei os mais variados jogos. O Dota 2 realmente é um jogo que desenvolve muito o trabalho em equipe, raciocínio rápido e coordenação motora.

    Outro aspecto interessante, que era mais comum antigamente, é que quase todos jogos utilizavam a língua inglesa e não ofereciam a opção de trocar para o português. Indiretamente, isso fez com que muitas crianças e adolescentes tivessem contato desde cedo com essa segunda língua e acabassem tendo mais facilidade para aprendê-la.

    Com certeza os extremos são prejudiciais, como qualquer outra coisa na vida os jogos devem ser levados com moderação, mas ao meu ver os benefícios que estes trazem para as pessoas superam em muito os males que causam.

    ResponderExcluir